segunda-feira, 22 de julho de 2013

A Inquisição Em Terras Brasileiras



Já parou pra pensar como foi a Inquisição no Brasil? Não? Então vamos dar uma breve revisada sobre o período em que os tribunais inquisitoriais eram extremamente temidos pelas pessoas.
Para quem achava que não existiu a Inquisição no Brasil temos uma novidade, ela existiu sim! Digo, mais ou menos. Em Portugal os tribunais detinham grande rigidez contra quem possuía pensamentos, textos ou discursos contra a Igreja, e as ações tomadas contra essas pessoas, em grande parte da Europa, era o julgamento no tribunal do Santo Ofício, porém, aqui no Brasil os tribunais que foram instalados entre os séculos XVII e XVIII não tiveram tal força.
A colônia do Brasil recebeu visitantes que observavam como estavam indo as questões sobre a fé católica, ocorrendo essas visitas em três oportunidades nas províncias de Pernambuco, Maranhão, Bahia e Grão-Pará.  A notícia de que os visitadores dos tribunais estavam em terras da colônia deixou todos habitantes em pânico.
Como o corpo burocrático do tribunal da inquisição não foi instalado aqui e sim somente se conhecia os crimes contra a Igreja através de visitas, os acusados deveriam ser julgados pelo tribunal de Lisboa ao qual a colônia era subordinada.
Não há relatos de que no Brasil tenha sido executada alguma sentença como a punição de morte na fogueira do acusado ou torturas. Já na Europa, a História foi bem diferente.

Fontes:




Por: Lúcio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.