sábado, 20 de julho de 2013

Arte com História: Os Amores de Cleópatra


No Seriado

O Episódio da Cleópatra

Uma mulher acaba convidando sem querer seus dois namorados para visitá-la. E para piorar, os dois são terríveis bandidos. Um é o Quase Nada e o outro é o terrível Tripa Seca. Assustada, ela acaba pedindo ajuda ao grande herói Chapolin. Depois de tudo resolvido, como lição, ele resolve lhe contar de uma forma divertida o que aconteceu com Cleópatra, a famosa Rainha do Egito.



Assista  - Chapolin e o episódio da Cleópatra

Na História

Os Amores da Rainha

Cleópatra foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica que dominou o Egito após a Grécia ter invadido aquele país.  Subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai. Contudo, ela teve que dividir o trono com seu irmão, Ptolomeu XIII com quem casou. (Não se assuste, pois isso era super comum no Egito) e depois, com Ptolomeu XIV.
Mas quando se trata de amores Cleópatra era extremamente sedutora e inteligente, utilizava todos os poderes que tinha. Queria muito encontrar-se com Júlio César então, em um plano ousado enviou-se embrulhada dentro de um tapete como presente. Argumentou que teria ficado encantada com as histórias amorosas de César, tendo ficado desejosa para conhecê-lo. Tornou-se, assim, sua amante, o que ajudou a estabelecer o seu poder no país.  Após isto, ela tornou-se a rainha e foi para Roma, onde deu a luz a Cesarion.
Pouco depois do assassinato de César, Cleópatra voltou para o Egito. Marco Antônio, que era um dos governantes de Roma, muito desconfiado, a convocou para prestar contas sobre a ajuda que teria dado aos assassinos de César. Mas com a chegada de Cleópatra, Marco ficou encantado. Acabaram passando o inverno de 42 a 41 a.C. em Alexandria. Cleópatra ficou grávida pela segunda vez, desta vez de gêmeos que tomariam o nome de Cleópatra Selene e Alexandre Hélio. Durante o período que estiveram em Alexandria, Marco Antonio devolveu-lhe os territórios de Cirene e outros, que até aquele momento estavam sob domínio Romano.
A atitude de Marco, que se deixava dominar cada vez mais pelo poder de sedução da rainha devolvendo-lhe as terras que haviam sido conquistadas pelo Império Romano incomodou de tal forma o Senado que este declarou guerra a ambos. Após serem derrotados por Otávio na batalha naval de Ácio, ambos cometeram suicídio tendo Cleópatra se deixado picar por uma serpente. Após isto, o Egito voltou às mãos de Roma.

Fontes:


http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/a_real_cleopatra_muito_acima_da_lenda.html

http://www.brasilescola.com/historia/cleopatra.htm

Fonte das Imagens:

http://www.chavesonline.com.br/images/down_cleo.jpg


http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/cleopatra.jpg

Por: Fernanda Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.