segunda-feira, 22 de julho de 2013

Extra! Extra! Alugam-se terras Além Mar!


Certa música de um maluco beleza dizia “... negócio bom assim ninguém nunca viu. Ta tudo pronto aqui é só vir pegar... A solução é alugar o Brasil!”. Pois os portugueses já sabiam disso 500 anos antes do nascimento do querido Rauzito.

No ano de 1502 foi fechado um contrato exclusivo de exploração do pau-brasil pelo cristão-novo Fernão de Noronha. A Terra dos Papagaios (atual Brasil) na época foi arrendada por três anos e posteriormente o acordo foi renovado por mais três vezes. Podemos dizer que o país teve um “aluguel” de mais ou menos dez anos.
Havia algum motivo útil para Portugal efetuar esse negócio? Sim. Esse contrato foi de muita valia, pois, as obrigações impostas por Portugal garantiam que a terra seria defendida de invasões espanholas e francesas. Além disso, existia a obrigação da exploração da madeira do pau-brasil, estabelecimento de feitorias e a exploração de quase seis mil quilômetros de litoral.
Em 1503, Noronha armou a sua primeira expedição, descobrindo uma ilha belíssima ao qual hoje tem seu nome e iniciou a exploração do pau-brasil.

Fontes: 

A História do Brasil – Zero Hora, P. 22.



Por: Lúcio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.