sexta-feira, 12 de julho de 2013

Curiosidades - Por que Seleções Utilizam Uniformes Diferentes de Suas Bandeiras?



Os italianos jogam de azul e os holandeses de laranja por estas serem as cores de suas respectivas famílias reais ( No período em que houveram suas respectivas unificações). O uniforme número um da Alemanha detém a cor branca predominante. Essa cor representa o branco que existia na bandeira do antigo Império Alemão (este que estava em vigência quando a seleção nacional alemã foi criada). A seleção alemã já utilizou a camisa verde como segundo uniforme. A explicação para essa utilização dessa cor provém de que a mesma representa a federação alemã de futebol. O Japão joga de azul pelo mesmo motivo que a Alemanha jogou de verde, contudo, a cor azul foi adotada pela federação japonesa como homenagem ao Oceano Pacífico.

Camisa da seleção holandesa e australiana
A seleção da Austrália joga de verde e amarelo (e não é por inspiração da seleção brasileira como muitos pensam) pelo fato de que em país existe uma planta denominada wattle que possui esta coloração e é encontrada facilmente em qualquer lugar. 
Outro exemplo é a seleção da Nova Zelândia que adotou o branco (uniforme titular) e o preto (uniforme reserva). Essa escolha teria a ver com as cores oficiais do país (mesmo que este detenha uma bandeira semelhante à bandeira da Austrália). A seleção da Croácia utiliza aquele famoso uniforme quadriculado em vermelho e branco. O uniforme simboliza o brasão existente na bandeira croata que representa os estados que formam o país. Há ainda a Eslovênia que utiliza o uniforme verde (mesmo detendo a bandeira com as cores azul, branco e vermelho). A teoria mais aceita é que a utilização da cor verde diferenciaria a seleção das demais seleções européias. 

Fontes:





Por: Fernanda Nunes e Lúcio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.