domingo, 7 de julho de 2013

Revolucionando o Mundo: A Invenção da Vestimenta.

Homem primitivo utilizava pele de animais para confeccionar roupas
Hoje falaremos de uma das invenções mais espetaculares da humanidade: A vestimenta. Já parou pra pensar como seria o mundo se não houvesse roupas? O que seria da cultura da humanidade se não existisse tal adereço? É difícil pensar nessas questões sem estar vivenciando essa experiência, contudo, seria difícil, por exemplo, explorar locais onde as temperaturas são extremas (o Espaço seria um bom exemplo. Os Astronautas resistiriam a essas temperaturas sem roupas?). Obviamente, estou me referindo à vestimenta humana de maneira contemporânea, mas, como tudo no mundo (e na História dele) houve um início. Podemos destacar que em um primeiro momento as roupas não serviam para cobrir a nudez dos homens primitivos. É extremamente arriscado definir com exatidão uma data quando nos referimos a Pré-História, mas, a invenção da vestimenta ocorreu por volta de 400.000 a.C sendo uma maneira de diminuir os riscos que o fragilíssimo corpo humano estava exposto (principalmente as baixas temperaturas do período). A vestimenta era também vista como referência a um processo ao qual o indivíduo estava vivenciando no grupo ao qual pertencia (seja de fertilidade, constituição de família, status no grupo, entre outros). De acordo com dados obtidos pela ciência antropológica, em primeira análise essas vestimentas provinham de animais que eram caçados (sua pele era extraída e a partir desse processo era desenhado ou idealizado um modelo rústico). Além de peles, o homem também utilizou folhas como matéria-prima para a confecção de roupas. Provavelmente esses modelos produzidos eram costurados com agulhas de ossos que também eram retirados de animais abatidos.
Fábrica têxtil  durante a Revolução Industrial
Cotidianamente observamos o quão às simples vestimentas dos primórdios da humanidade modificaram-se a ponto de ganhar produções em larga escala (vide a produção têxtil da Revolução Industrial) e deter valores exorbitantes (Devido a evolução das técnicas da humanidade entre o período da sua invenção até os dias contemporâneos). Se no período Pré-Histórico elas serviam para proteger o homem das problemáticas do clima e para classificá-lo dentro da sua sociedade, nos dias atuais, isso parece que continua ganhando terreno.

Sem elas, talvez, não seríamos o que somos hoje.

Por: Lúcio Nunes

Fontes:

Livro – 1001 Invenções Que Mudaram o Mundo

http://lounge.obviousmag.org/anna_anjos/2013/05/a-invencao-da-roupa.html

Fontes das Imagens:

http://1.bp.blogspot.com/__d2B9sUpUVU/STh-ScBJv8I/AAAAAAAAGM8/YRl4cvvWy8A/s400/11Prehistoric-hunting.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjK76tOZ7ZZgP2n3oO6xIOOSlHeFDeWQmbYzSvftgX7BwRieq0wv80yaf-xlWw3fOe2g6m93jbrPS-GkpP7KSr57XG7wvpmBe4Wo4nJfuKN0xE9iEEohzHdnELO1Zmb29yvHkS3AGraE3c/s1600/lewis-hine01.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.